O que é PPP?

Parcerias Público-Privadas (PPPs)

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são contratos de longo prazo que geralmente variam de 5 a 35 anos e envolvem a execução de projetos de infraestrutura e a prestação de serviços públicos. Tipicamente, esses projetos requerem um investimento inicial significativo em infraestrutura (CAPEX), seguido de um contrato de gestão de longo prazo (OPEX) para operação e manutenção.

A Astra fornece suporte jurídico para o desenho das PPPs por meio de Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI), em conjunto com os melhores escritórios de direito público do país, garantindo que todos os aspectos legais e regulamentares sejam atendidos.

As PPPs são regulamentadas principalmente pelas seguintes leis:

  • Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004
  • Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 (nova Lei de Licitações)
  • Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995″

O governo federal vem incentivando o surgimento e a expansão das PPPs de infraestrutura social, incluindo a educação, através da criação de diversas medidas estruturais que visam dar mais segurança jurídica e financeira aos projetos e reduzir as burocracias que podem inibir o crescimento dessas parcerias. Em função disso, temos visto surgirem um número cada vez maior de PPPs na educação no Brasil. O exemplo mais antigo e notável é a parceria em Belo Horizonte, Minas Gerais, iniciada em 2012, que envolve a construção e gestão de 37 escolas. Exemplos mais recentes incluem os projetos em Contagem e Nova Lima, Minas Gerais; e a construção e gestão de novos CEUs na cidade de São Paulo.

Como Funcionam as PPPs

As PPPs combinam o investimento privado em infraestrutura com um contrato de gestão de longo prazo, garantindo a operação e manutenção dos projetos. No contexto educacional, o parceiro privado assume responsabilidades significativas, incluindo financiamento, construção e reforma de novas escolas e ampliação de unidades existentes. A operação e manutenção podem englobar diversos serviços prestados dentro da escola, incluindo manutenção, segurança, limpeza, locação de equipamentos (como mobiliário estudantil, equipamentos de laboratório, equipamentos pedagógicos, infraestrutura de tecnologia e computadores para professores e alunos), além de sistemas de controle de acesso e vigilância. Enquanto isso, o setor público supervisiona e regula para assegurar que os serviços sejam prestados conforme o planejado e cuida da parte pedagógica.

Benefícios das PPPs

Eficiência e Inovação:

O setor privado tem mais agilidade para incorporar inovações de maneira rápida, mantendo as escolas sempre modernas e bem equipadas. Isso garante que as instituições educacionais estejam na vanguarda das tecnologias e métodos de ensino mais recentes.

Manutenção e Atualização:

A agilidade do setor privado na realização de manutenções e atualizações regulares, respeitando todas as normas e regulamentos, assegura que as instalações e equipamentos estejam sempre em excelentes condições de uso. Essa abordagem proativa evita problemas de infraestrutura e garante um ambiente de aprendizado seguro e eficiente.

Impacto Educacional e Qualidade:

Com uma infraestrutura moderna e bem mantida, a qualidade do ambiente escolar melhora significativamente. Professores podem se concentrar na pedagogia e no desenvolvimento dos alunos, potencializando os resultados educacionais e a satisfação entre estudantes e educadores.